Primeiro dia do novo sistema de visto americano tem espera acima da média
O processo, criado para facilitar a concessão de vistos, segundo o consul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Willian W. Poop, é implantado em países com grande demanda pelo documento. No primeiro dia, pessoas que aguardavam na fila reclamaram de desorganização e da necessidade de dois agendamentos. Eu fiz [o agendamento]
pelo sistema antigo para amanhã e fiquei sabendo que teria que vir hoje também. Tive que cancelar o voo, pagar o hotel, isso me custou uns R$ 500, disse o engenheiro Sérgio Moraes, de Porto Alegre.
Isenção: “Ainda é preciso muita conversa”, diz ministroTurismo: Setor pede fim de visto para brasileiros
De acordo com o consulado, o período de transição entre os sistemas deve durar até o final do mês. Pessoas que se programaram para uma visita ao consulado, terão de ir também aos centros de atendimento. Para Poop, esse processo deve tornar mais rápido a concessão de permissões de viagem aos EUA. A nossa meta é que todo o processo dure menos de um mês, entre agendar, pagar a taxa, ir ao centro e ao consulado, receber o passaporte em casa. Ano passado o tempo de espera chegava a 140 dias.
Como funciona
O brasileiro que quiser viajar aos Estados Unidos deve se programar com antecedência de pelo menos um mês. O primeiro passo é entrar no site da embaixada americana, preencher o formulário requerido e pagar a taxa de agendamento. O solicitante será informado pelo site se deve agendar apenas um dia para entregar os documentos no centro de atendimento ou se precisa também agendar a entrevista no consulado. Em geral, pessoas que solicitam o primeiro visto precisam fazer a entrevista. Quem vai renovar o documento deve apenas comparecer a um dos centros, exceto em casos excepcionais.
Todos os solicitantes recebem por correio seus passaportes de volta. Aqueles que devem ir à entrevista no consulado ficarão sabendo na hora se foram aprovados. As pessoas que comparecerem apenas aos centros de atendimento só devem saber se receberam ou não o visto quando o passaporte chegar por correio.
Os postos de atendimento em São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e em Brasília funcionam das 7h às 18h de segunda a sexta e aos domingos das 13h às 18h. Taxa de agendamento é de U$160 dólares, aproximadamente R$ 308. O pagamento pode ser feito pelo site durante o agendamento, pelo telefone ou por boleto bancário pagável em qualquer banco. O solicitante não precisará mais levar foto 5×7. As fotos serão tiradas nos postos.
Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
