Primeiras normas para resseguro saem até junho
As primeiras normas de regulamentação da abertura no resseguro serão estabelecidas ainda neste semestre. A previsão é da diretora de Resseguro da Fenaseg, Maria Elena Bidino, que, nesta quinta-feira, realizou palestra sobre o tema Ecos da Missão Brasileira no Mercado Inglês”, para associados e convidados da Câmara Britânica de Comércio do Rio de Janeiro. Segundo ela, o processo deve estar concluído até junho de 2008.
Na palestra, Maria Elena Bidino foi enfática ao assegurar que a abertura favorece, principalmente, o consumidor: o índice combinado do IRB Brasil Re está, hoje, em torno de 68%. É um dos menores em todo o mundo. Isso sinaliza que o preço pago pelo resseguro no Brasil é excessivo, frisou.
A diretora da Fenaseg disse ainda que o mercado brasileiro atrai o interesse do mercado internacional por inúmeros fatores, a começar pela não incidência, no país, de grandes catástrofes naturais, responsáveis pela insolvência de muitas seguradoras e resseguradoras ao redor do mundo, nos últimos anos.
Além disso, ela citou a estabilidade econômica e a existência de muitos nichos a serem explorados como outras razões para o interesse estrangeiro: o Brasil é a décima economia do mundo e deve chegar ao oitavo lugar em breve. Já a indústria do seguro nacional ocupa apenas a vigésima posição em termos mundiais. Há um potencial enorme para crescermos, salientou.
Fonte: Sincor RJ