Mercado de SegurosNotícias

Previdência privada continua crescendo

A previsão da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) é que os planos tenham crescido mais de 40% no último trimestre de 2008. De janeiro a agosto do ano passado, o mercado de previdência privada teve captação recorde: R$ 20 bilhões. Cresceu 18,5% sobre 2007.
Além de garantir um bom padrão de vida na aposentadoria, estes planos ganham sinal verde de boa parte dos analistas como investimentos acima de dez anos. Mas, para obter o máximo de vantagens, o investidor precisa saber escolher entre os planos do tipo Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).
Outro elemento importante é a análise do perfil de investimento. Quem é mais agressivo e suporta riscos pode escolher uma carteira robusta em renda variável. Já os mais cautelosos devem optar por aquelas compostas majoritariamente por renda fixa.
No plano VGBL, indicado para quem usa o modelo simples da declaração do imposto de renda (IR), o cálculo do imposto é feito apenas sobre o rendimento do período, e não sobre o total. O VGBL também ajuda no planejamento sucessório, porque não entra em inventário.
Já o PGBL é sob medida para quem usa o modelo completo na declaração. Com ele, é possível ao investidor deduzir até 12% da sua renda anual, engrossando a devolução do IR. “É o melhor instrumento financeiro disponível no Brasil”, avalia Sinara Polycarpo, do Santander.

Fonte: Gazeta Mercantil

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?