Mercado de SegurosNotícias

Presidente do TJ acompanha mutirão carcerário em unidade feminina

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Zveiter, acompanhado do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, participou nesta quarta-feira, dia 11, do terceiro Mutirão Carcerário do Rio de Janeiro, que está sendo realizado na penitenciária feminina Talavera Bruce. A ação é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último domingo, dia 08.
Ao iniciar seu pronunciamento, o presidente do TJ elogiou as iniciativas do CNJ e disse que os mutirões têm cumprido papel fundamental para possibilitar que o preso venha a ter liberdade e possa ser beneficiado com todas as condições necessárias para sua ressocialização.
O mutirão coordenado pelo CNJ e feito em parceria com o TJ fluminense, através da Vara de Execuções Penais (VEP), começou no último dia 9, segunda-feira, e está sendo realizado nos presídios Talavera Bruce e Joaquim Ferreira de Souza. Até hoje, 12 presas foram beneficiadas com o direito à liberdade condicional. Além de usarem as salas do presídio, os juízes, defensores públicos e promotores utilizam um ônibus cedido pelo Tribunal, adaptado para o trabalho de cartório.
Os dois presídios abrigam atualmente 482 mulheres, que cumprem pena nos regimes fechado e semi-aberto. Eles foram escolhidos por abrigar somente presas condenadas, com sentença transitada em julgado.
Também acompanharam a visita o secretário-geral do CNJ, Álvaro Ciarlini; o secretário de Administração Penitenciária, coronel Cesar Rubens Monteiro; os juízes da VEP, Rafael Estrela e Carlos Borges; o deputado estadual Wagner Montes, o desembargador Siro Darlan, entre outras autoridades.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?