Presidente da ENS destaca papel da Escola no Pré-COP30
O presidente da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Lucas Vergilio, participou do evento Pré-COP30, promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), na tarde desta quarta-feira, 8 de outubro, no Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF).
O encontro, que antecede a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), marcada para novembro, em Belém (PA), reuniu autoridades e personalidades do mercado de seguros, como o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, o deputado federal Tiago Dimas, e o coordenador-geral do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Érico Rocha.
Após os pronunciamentos iniciais de Dyogo Oliveira e André Corrêa do Lago, a organização do evento exibiu vídeo da ENS, que é apoiadora institucional da COP30, produzido especialmente para a ocasião.
Na sequência, Lucas Vergilio discorreu sobre o papel estratégico da educação, em especial da Escola, para a construção de um mundo mais seguro, sustentável e socialmente engajado.
A Casa do Saber do Seguro
Após parabenizar a CNseg pela construção da Casa do Seguro dentro da COP30, o presidente da ENS enalteceu a contribuição histórica da Instituição na consolidação do setor de seguros.
“Incontáveis gerações de profissionais foram forjadas nesta Escola, que já impactou a vida de mais de 700 mil pessoas, dentre as quais 130 mil formadas como corretores de seguros. Se a COP30 terá a felicidade de abrigar a Casa do Seguro, o mercado brasileiro tem a felicidade de contar com a Casa do Saber do Seguro. A ENS é a Casa do Saber do Seguro em nosso País”, afirmou.
Compromisso com o Planeta
O líder da ENS lembrou iniciativas da Entidade voltadas à sustentabilidade e à responsabilidade socioambiental, intensificadas a partir do início dos anos 2000. Uma delas foi o programa Flora Viva, que distribuiu mais de 140 mil sementes e promoveu o plantio de mudas em áreas com necessidade de reflorestamento, em todo o País.
“Nossa preocupação em ajudar o Planeta não vem de agora. Desde 2008, mantemos o Programa de Gerenciamento de Resíduos, que estimula práticas diárias junto aos colaboradores, reduzindo a produção de resíduos sólidos e ampliando a reutilização de materiais recicláveis. Outro programa que dialoga com pautas ecológicas é o EcoEficiente, que, desde 2011, conscientiza fornecedores para a adoção de práticas socioambientais, contribuindo para a conservação de ecossistemas, biomas e recursos naturais”, pontuou Vergilio, ao citar outros dois projetos da Instituição.
Ensino voltado às causas climáticas
O executivo reforçou que todos os cursos da Escola são ministrados de forma 100% on-line e contam com material didático totalmente digital, o que evita a impressão de papel. Programas educacionais relacionados às questões ambientais também foram mencionados. “Hoje, a grade da ENS conta com diversos cursos que abordam temas ligados às causas climáticas. Destaco quatro certificações avançadas em áreas estratégicas: Seguro Ambiental; Riscos Climáticos e Catastróficos; ASG e Seguros; e Seguro Rural”.
Observatório de Desastres Climáticos
O presidente aproveitou a ocasião para anunciar o mais recente projeto da Instituição que tem aderência à temática da COP30, criado em agosto deste ano. “Lançado no âmbito do Grupo de Trabalho em Inovação e Seguros, da ENS, o Observatório de Desastres Climáticos contribuirá, a partir da visão técnica da Academia, com estudos sobre questões ambientais que sirvam como balizadores para a tomada de decisões. O Observatório vai coletar, analisar e disseminar informações sobre os impactos das mudanças climáticas na indústria de seguros, sendo um catalizador de soluções e informações para mitigação de riscos, precificação eficiente e divulgação ao mercado e à sociedade”, revelou.
Amigo invisível
Ao encerrar, Lucas Vergilio deixou uma reflexão sobre a importância do seguro para a sociedade e o meio ambiente. “O seguro é proteção, o seguro é tranquilidade, o seguro é continuidade… seguro é um amigo invisível que nos ajuda em momentos em que somos surpreendidos pelos mais diversos infortúnios. Nosso Planeta também pode, e deve, contar com esse amigo. Temos muito a fazer por Ele!”, concluiu.
Também estiveram presentes pela ENS a diretora-geral, Paola Casado, a diretora da Ensino, Maria Helena Monteiro, e o superintendente de Marketing e Vendas, Luiz Mattua.
Fonte: ENS
