Prefeitura do Rio lança novo modelo do sistema de Saúde
O prefeito Eduardo Paes anunciou nesta quinta-feira um novo plano para reestruturar a saúde do Rio de Janeiro. De acordo com decreto publicado no Diário Oficial, o novo plano, que começa a funcionar em Santa Cruz, prevê um sistema integrado e personalizado de assistência para a população. A previsão é que até o ano que vem, R$ 140 milhões da União e do Município serão aplicados no projeto.
Os bairros de Santa Cruz, Sepetiba e Paciência serão os primeiros a serem beneficiados. Segundo a prefeitura, até 2010, a região deve ganhar 133 equipes de saúde. Serão construídas 19 clínicas da família e 17 postos de saúde vão ser reformados. Dois mil profissionais devem ser contratados.
O projeto, que foi batizado como Saúde Presente, vai permitir a integração entre o Programa de Saúde da Família (PSF), os postos de saúde e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O objetivo do sistema é desafogar a rede de saúde, uma vez que equipes de Saúde da Família farão o acompanhamento individual de cada paciente e, somente quando necessário, fará os encaminhamentos para outras especialidades, unidades ou para realização de exames.
De acordo com a prefeitura, com o novo modelo será mais fácil melhorar os indicadores de mortalidade materno-infantil e a qualidade de vida da população da região, além de reduzir custos hospitalares. A meta é que área da cidade passe a ter uma rede completa de serviços de saúde, incluindo atenção básica, atendimento especializado, pronto-atendimento e emergência. Agentes de Vigilância em Saúde e agentes de Defesa Civil atuarão juntos às equipes de Saúde da Família.
O anúncio do evento aconteceu na manha desta quinta-feira, na Policlínica Lincoln de Freitas, em Santa Cruz. Além do prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio, Hans Dohmann, também participou da inauguração.
Fonte: O Globo