Pneus em bom estado reduzem risco de acidente
A BB Seguros/Brasilveículos, empresa de seguro de automóvel do Banco do Brasil, tem procurado informar seus clientes sobre a importância da preservação do veículo para reduzir o risco de acidentes. E os pneus são itens fundamentais para a segurança do veículo. Pneus em má-conservação ou com regulagem da pressão incorreta afetam a dirigibilidade do automóvel, prejudicando, por exemplo, a eficiência do sistema de freios e a força nas rodas de tração. Tão importante quanto planejar o destino da viagem com a família é fazer um checkup detalhado de todos os itens do carro.
Pneus com pressão acima ou abaixo da recomendada sofrem desgastes e fadiga dos materiais que os compõem. Tanto a baixa pressão quanto a alta pressão dos pneus causam instabilidade nas curvas. O principal risco é a falta de aderência em pistas molhadas, além da probabilidade do pneu esgarçar ou estourar. Consulte a pressão dos pneus indicada no Manual do Proprietário do seu veículo.
Também no Manual do Proprietário são informadas as especificações relacionadas ao limite de peso a ser aplicado sobre o pneu, com o objetivo de evitar a sobrecarga, que compromete sua vida útil, aumenta os riscos de estouro e pode causar alterações estruturais significativas.
A direção responsável começa com o automóvel parado. O motorista deve se conscientizar de que o carro é formado por vários componentes integrados cujo estado de conservação ou a forma de uso têm efeito direto na sua segurança. Incentivamos nossos clientes a desenvolver a cultura da prevenção por meio de benefícios ligados à manutenção e à substituição de peças desgastadas. Os pneus também fazem parte de nosso programa de vantagens exatamente por sabermos o papel de destaque que eles desempenham na segurança do veículo`, comenta Luiz Antônio Mac Dowell, diretor técnico da BB Seguros/Brasilveiculos.
Fonte: Revista Cobertura