Petrobras vai começar a exportar álcool anidro
Ribeirão Preto (SP), 5 de Julho de 2006 – Estatal garantirá a compra de 3 bilhões de litros, por 20 anos, de usinas brasileiras. Depois de mais de um ano de estudos, a Petrobras finalmente começa a colocar em prática seu projeto de exportar álcool para o mundo. Inicialmente, a empresa garantirá a compra anual, por 20 anos, de 3 bilhões de litros de álcool anidro de cana-de-açúcar, que será feito por usinas privadas. A quantidade seria suficiente para que o Japão, por exemplo, misturasse 5% do combustível limpo à sua gasolina. Para tanto, serão necessários investimentos de R$ 3 bilhões no Brasil só na parte industrial de novas usinas, que pelos planos da estatal entrariam em operação na safra 2008.
“Queremos garantir a disponibilidade do álcool não só para o Japão, mas para os EUA, Europa, Coréia do Sul, Índia, China, etc., o que representa um mercado imensurável”, afirma Marcílio de Ribeiro Miranda, consultor de negócios da Petrobras. “Mas, como precisamos de formalidade, o Japão será um projeto-piloto”, acrescenta.
No país asiático há uma lei que permite a mistura de até 3% de álcool na gasolina, com a possibilidade de a mistura crescer para 5% e até 10%.
O mercado principal que a Petrobras espera abastecer no momento, com garantia plena de oferta, é o japonês, mas a estatal afirma contar com demanda para que a produção seja embarcada para vários países que já demonstraram interesse no álcool de cana brasileira.
Ribeiro Miranda informa que a Petrobras já tem mais de 40 projetos de novas
B-12(Gazeta Mercantil/1ª Página – Pág. 1)(Edson Álvares da Costa)
Fonte: Gazeta Mercantil