Mercado de SegurosNotícias

Petrobras terá que indenizar pescadores

Valor OnLine
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA A-A+A Petrobras foi condenada pela juíza Simone Gastesi Chevrand, da 25ª Vara Cível da Justiça do Rio, a indenizar em R$ 1,1 bilhão um total de 12.180 pescadores da Baía de Guanabara. A ação foi movida pela Federação de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (Feperj) por conta dos prejuízos econômicos aos pescadores causados pelo vazamento de 1,3 milhões de litros de óleo de um duto da Petrobras na Baía de Guanabara, em janeiro de 2000.
De acordo com a federação, houve queda de 90% na pesca após o acidente ambiental, causando a perda de renda dos pescadores. Segundo a decisão judicial, cada pescador vai receber R$ 754,11 ao mês durante dez anos.
A Petrobras informou que vai recorrer da decisão. Segundo a estatal, a empresa já indenizou extrajudicialmente todos aqueles que comprovaram ser pescadores no momento do acidente. Além disso, a empresa afirma que apenas 3.339 pescadores poderiam pleitear a indenização, segundo os registros do cadastro nacional de pescadores. A Petrobras ainda questiona a decisão da indenização ser paga ao longo de dez anos, pois uma vistoria técnica realizada por universidades e órgãos ambientais permitira a liberação da pesca na Baía de Guanabara 30 dias após o acidente

Fonte: G1

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?