Petrobras confirma nova descoberta na Amazônia
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (26) a descoberta de uma nova acumulação de óleo leve e gás natural no município de Tefé, na Amazônia, distante 630 km de Manaus e 32 km da Província Petrolífera de Urucu.
Segundo comunicado enviado ao mercado, os primeiros dados do Teste de Longa Duração (TLD), iniciado em setembro no poço exploratório 1-ICB-1-AM (Igarapé Chibata nº 1), indicam que o poço tem a capacidade de produzir 2.500 barris de óleo por dia, “o que é considerado um excelente resultado, em se tratando deste tipo de bacia no Brasil”, afirma a companhia.
O poço de 3.485 metros foi perfurado na Bacia do Solimões, Bloco SOL-T-171, onde a Petrobras detém 100% de participação dos direitos de exploração e produção. A Companhia já detém três campos produzindo petróleo e gás natural no Município de Coari.
Além da realização do TLD, com duração prevista de um ano, o Plano de Avaliação da Descoberta (PAD), aprovado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) prevê a aquisição de novos dados sísmicos e perfurações de poços delimitatórios. Estes trabalhos visam definir a extensão da acumulação, quantificar as reservas e a comprovar a economicidade daacumulação.
“Este sucesso exploratório resulta da retomada dos investimentos exploratórios, efetuados a partir de 2005, nas bacias terrestres da Amazônia, conforme prevê o Plano Estratégico da Companhia, que direciona esforços em novas fronteiras onde o conhecimento, as tecnologias e a experiência operacional da Petrobras representem diferencial competitivo”, afirma a Petrobras em nota.
Fonte: Jornal do Commercio