Mercado de SegurosNotícias

PETROBRAS ASSINA ACORDO PARA REALIZAÇÃO DE PROJETOS NO PERU

A Petrobras assinou um acordo de entendimento com a estatal peruana Petroperú para realizar projetos associados de prospecção, exploração e transporte de petróleo e gás no país andino.
A cerimônia, que aconteceu no Palácio de Governo peruano, teve a participação do presidente do Peru, Alan García, do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e do presidente da Petroperú, César Gutiérrez.
“Este é um ato de enorme importância para o futuro econômico do país. Um dos grandes objetivos do Governo foi conseguir uma aliança com o Brasil e este acordo é uma prova disso”, afirmou García.
Ele acrescentou que a aliança entre a Petroperú e a Petrobras se junta à presença no país de empresas brasileiras como a Vale do Rio Doce, a Votorantim e a Gerdau.
“Tenho certeza de que uma aliança com um povo tão nobre e desenvolvido como o Brasil dá mais esperanças para os peruanos sobre o futuro”, afirmou.
Já o presidente da Petrobras disse que o acordo coloca a companhia “como uma empresa de destaque na América do Sul. Somos uma empresa de classe mundial e isto nos orgulha”.
“Temos hoje um momento propício para a ação da Petrobras no Peru, pois tanto Alan (García) como Lula favoreceram as possibilidades de implementar nossa presença no país”, declarou.
Entre os acordos foi estabelecido que a refinaria de Talara – localizada ao norte de Lima – será ampliada e modernizada para produzir combustíveis com baixo teor de enxofre.
Além disso, a estatal brasileira investirá para aumentar o número de postos de gasolina, ampliará o terminal de Bayóvar, no norte do país, para funcionar como centro de distribuição e mistura de petróleo, instalação que servirá de contato entre o Brasil e o continente asiático.
Também foi feito um acordo sobre o aproveitamento da jazida de gás de Camisea, no sul do país andino, para projetos de transporte e de petroquímica.
O memorando, que terá o prazo de um ano e poderá ser renovado por acordo entre as partes, estabelece que um comitê composto por funcionários da alta administração da Petrobras e da Petroperú coordenará os estudos de prospecção de hidrocarbonetos.
A Petrobras está no Peru desde 1990 e produz 15 mil barris diários de petróleo e de gás no Lote 10 de Talara (noroeste).

Fonte: G1

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?