Pessimismo ronda mercado segurador com conjuntura econômica mais adversa
O pessimismo continua a rondar o mercado de seguros. Tanto que o Índice de Confiança e Expectativas do Setor de Seguros (ICSS), apurado pela Fenacor, caiu aos 84,3% em junho, dois pontos percentuais abaixo do resultado de maio, de 86,3%. Já o ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras) manteve a trajetória de queda também em junho, agora pelo 5º mês seguido.
Segundo o coordenador técnico do estudo, Francisco Galiza, desde a criação do indicador, em 2012, esta foi a primeira vez que os fatores usados no seu cálculo (expectativa em relação ao comportamento da economia brasileira, da rentabilidade e do faturamento das seguradoras) sinalizam pessimismo, todos ao mesmo tempo. Os percentuais apurados em junho continuam sinalizando uma preocupação crescente das principais empresas do segmento de seguros com o futuro da economia brasileira e, naturalmente, com as possíveis consequências nos seus negócios, afirma o consultor.
Ele revela ainda que os indicadores que avaliam as expectativas das resseguradoras e grandes corretoras (ICER e ICGC, respectivamente) também permaneceram com viés negativo, tal como nos meses anteriores.
Fonte: CNSEG