Pesquisa mostra que 62% das pessoas não registram o que gastam
Registrar o quanto gasta parece estar longe de ser um hábito da população brasileira, conforme pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional e Dirigentes e Lojistas.
Isso porque 62% dos que participaram do estudo disseram que não registram as despesas. Dentro deste público, 26,3% alegam não ter disciplina para realizar o controle; 19,4% afirmaram não recordar das compras em dinheiro; 8,2% disseram que não têm tempo; e 8,9%alegaram falta de conhecimento.
Ainda que este costume de controlar os gastos seja simples e, ao mesmo, tempo distante da realidade das famílias, especialistas sinalizam que ele pode ser o determinante para a saúde financeira.
Para a aposentada Neusa Poiares uma caneta e uma agenda fizeram toda a diferença. Passei a economizar muito. Porque eu vejo que já gastei tanto de supermercado, já gastei tanto com roupa, já gastei tanto planejando alguma viagem, agora tenho que parar, não posso mais gastar”.
A professora de economia Andreia Ribeiro da Luz explica que a disciplina é muito importante porque vai fazer com que isso vire uma rotina. “A partir do planejamento, a pessoa vai observar quais são os gastos, onde ela está gastando em excesso e, a partir daí, vai observar onde tem que cortar, o que pode fazer para melhorar as receitas.
Foi fazendo esse controle que Neusa vai conseguir realizar um sonho. Com minhas anotações eu consigo guardar até 20% do que eu ganho. Eu tenho uma viagem em mente, eu quero ir para Paris. É meu sonho conhecer Paris, e eu já tenho o dinheiro pra ir.
Fonte: NULL