Pesquisa mostra estabilidade e vitória de Lula em primeiro turno
SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria reeleito no primeiro turno com 50% dos votos, segundo levantamento do instituto Datafolha divulgado ontem, mas a diferença do petista com seu principal adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), com 28%, caiu dois pontos percentuais em uma semana. Em um eventual segundo turno, Lula venceria por 55% a 38%.
O candidato tucano subiu quatro pontos percentuais desde o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, e o petista, três. Em relação à última pesquisa do Datafolha, divulgada na semana passada, Lula caiu 1 ponto percentual e Alckmin cresceu 1 ponto. O candidato do PSDB também cresceu 1 ponto na disputa no segundo turno, enquanto Lula manteve os 55% da intenção de voto. Tanto o crescimento quanto a queda estão dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Com os ataques de Alckmin ao presidente Lula em seus programas políticos, o tucano conseguiu a menor diferença com o petista, de 22%. Esse resultado oscilou entre 23% e 24% nas cinco pesquisas anteriores.
Candidata pelo P-SOL, a senadora Heloísa Helena manteve os 9% obtidos na última pesquisa. Cristovam Buarque, do PDT, e Ana Maria Rangel, do PRP, também conservaram a mesma intenção de voto da semana passada: 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram.
Dos eleitores ouvidos pelo Datafolha, 4% dizem votar em branco ou anular o voto e 6% ainda não sabem em quem votar ou não quiseram responder.
A avaliação ” ótima e boa ” do governo federal caiu de 48% para 46% e cresceu o número de eleitores que consideram a gestão ” regular ” , de 33% para 35%. Entre os que consideram o governo ” ruim ” , manteve-se em 18%.
A pesquisa ouviu 3.817 eleitores, em 217 municípios, entre os dias 11 e 12 de setembro e foi encomendada pela ” TV Globo ” e pela ” Folha de S. Paulo ” .
Comparando os dados atuais com os da pesquisa do Datafolha de 2002, a vantagem de Lula é significativa. Na eleição passada, nesse mesmo período (9 de setembro), Lula tinha 44% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos) e seu principal adversário, José Serra (PSDB), registrava 23%. Na pesquisa estimulada, o petista aparecia com 40% e o tucano, com 21%. Disputavam também Anthony Garotinho (PSB), com 15% das intenções de voto e Ciro Gomes (PPS), com 14% dos votos.
Em 2002, na pesquisa anterior ao início da propaganda eleitoral (15 de agosto), Lula aparecia com 37% e Serra, 13% , na pesquisa estimulada. Com a exibição dos programas no rádio e na televisão, tanto o candidato petista quanto o tucano cresceram oito pontos percentuais até às vésperas da eleição. Ciro Gomes caiu de 27% para 10% durante o período.
A situação de Lula na pesquisa de opinião do Datafolha é mais confortável também do que a de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1998, quando o tucano disputava a reeleição. Na pesquisa de 17 e 18 de setembro de oito anos atrás do instituto, FHC registrava 48% dos votos e Lula, 25%. Ciro Gomes tinha 8%. Durante o período da propaganda eleitoral gratuita, o menor resultado de Fernando Henrique foi 46% e o maior 49%, registrado na pesquisa anterior à eleição. Lula oscilou entre 25% e 26%.
Fonte: Valor