Paraná é destaque em previdência privada
O bom momento da economia aliado ao aumento da expectativa de vida leva cada vez maior número de pessoas a investir em plano de previdência privada. ´´As pessoas querem não só viver mais, querem também ter maior qualidade de vida. Neste sentido, a previdência complementar é um importante instrumento de planejamento financeiro a longo prazo´´, afirma Marco Barros, diretor comercial da Brasilprev, que detém a vice-liderança do setor no Paraná.
A região Sul é um importante mercado de previdência complementar para a Brasilprev, que comercializa e administra planos Plano Vida Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). O Paraná se destaca por concentrar 41% das reservas da empresa na região, seguido pelo estado do Rio Grande do Sul, responsável por 34%.
´´O Paraná vem ganhando, a cada ano, maior representatividade no mercado brasileiro de previdência, saltando de 8,5% em 2005 para 9,5% em 2007´´, comenta Barros.
No Estado, o destaque vai para Londrina, onde a empresa conta com cerca de 3,7 mil clientes que concentram 7% das reservas da Brasilprev em todo o Paraná. Além disso, do total de clientes da companhia na cidade, 70% têm plano individual e 66% optaram por planos da modalidade VGBL, enquanto que no Estado como um todo esse percentual é de 58%. Com relação ao perfil desses investidores, nota-se que a maioria tem em torno de 39 anos e é mais conservadora: 83% optaram por investir seus recursos em fundos de renda fixa.
A Brasilprev é uma das maiores empresas de previdência complementar do Brasil (em 2007, registrou lucro líquido recorde de R$ 184,2 milhões, 18% acima que em 2006). Prestes a completar 15 anos, a empresa tem como acionistas o Banco do Brasil (49,99%), o Principal Financial Group (46,01%) e o Sebrae (4%).
Da Redação
Fonte: Folha de Londrina PR