Mercado de SegurosNotícias

Países aceitam texto do Brasil para Rio+20; ONGs criticam

Países superaram impasses e aprovaram, nesta terça-feira, a proposta do Brasil para um texto final da Rio+20, apesar da resistência de algumas delegações e da crítica de ambientalistas, que apontaram para falta de ambição no documento.
O Brasil, que pressionava para a aprovação do texto antes da reunião de cúpula com os chefes de Estado que começa na quarta-feira, buscou simplificar a redação e eliminou trechos que causavam grandes divergências.
“O resultado não deixa de ser muito satisfatório porque existe um resultado, em primeiro lugar. Aqui a perspectiva era –mesmo até ontem nós enfrentamos dificuldades bastante significativas para fechar o texto– de ter texto ou não ter texto”, disse a jornalistas o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, após a plenária que aprovou o documento.
“Temos um texto de consenso que aponta direções. As críticas das ONGs são bem-vindas, o papel das ONGS é exatamente esse, ser mais ambicioso, estimular o debate, provocar a sociedade, e por isso mesmo nós estamos dando uma voz às ONGs nesse processo”, acrescentou.
Os diplomatas brasileiros esperavam ter aprovado o texto na segunda, mas as negociações avançaram a madrugada diante dos impasses. O documento foi aprovado sem mudanças durante plenária de delegações, mas países que se opunham a trechos do texto manifestaram descontentamento, apesar de terem aprovado a redação.
O documento agora será apresentado aos chefes de Estado e governo e ainda pode passar por alterações.
A União Europeia, que vinha resistindo à pressão do Brasil para aprovar o texto antes da reunião de cúpula da Rio+20 e queixava-se de falta de ambição no documento, demonstrou insatisfação com trecho referente ao fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
O texto cita apenas um apoio ao fortalecimento do programa, mas deixa à Assembleia Geral da entidade discussões sobre a transformação à condição de agência.

Fonte: Reuters Brasil

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?