Os principais pontos da mp 443
1. Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal ficam autorizados a comprar, integralmente ou parte, bancos, seguradoras, instituições de previdência privada e empresas de captalização.
2. Banco do Brasil e Caixa também poderão abrir livremente novas subsidiárias, sem a necessidade de autorização do Congresso, como era até então.
3. A Caixa vai criar duas subsidiárias (um banco de investimentos e a CaixaPAR, que estará subordinada ao primeiro). A CaixaPAR vai centralizar todas as participações que a Caixa venha a comprar de empresas (especialmente de construção civil) e instituições financeiras. Já o banco de investimento irá atuar mais fortemente no mercado financeiro (como câmbio e bolsa) e no financiamento a exportadores.
4. O Banco Central poderá realizar operações de swap (neste caso, contratos que envolvem troca de moedas) com bancos centrais de outros países. Na prática, isso equivale a uma simples troca: a autoridade monetária brasileira entregará reais num determinado valor e a do outro país entregará a sua moeda.
Fonte: O Globo