ONU divulga relatório que sugere adoção de Etanol
Informação
A ONU acaba de divulgar seu Relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Conforme antecipado pelos meios de comunicação, o relatório sugeriu que os governos enfatizem o etanol para a expansão do consumo energético até 2020 para reduzir as emissões de CO2. O etanol produzido por meio da cana-de-açúcar tem um impacto ambiental mais favorável que outras fontes, como o milho, na produção do bio-combustível.
“Na década de 1980, o Centro de Tecnologia da Copersucar e o próprio Governo, por meio do Planalsucar, investiram milhões de dólares em Pesquisa & Desenvolvimento no setor sucroalcooleiro. Porém este investimento foi muito reduzido nos últimos anos”, recorda Carlos Eduardo Araújo, consultor associado da GAtec – Gestão Agroindustrial. “Um dos sucessos do ProÁlcool foi o avanço tecnologia no setor; se não continuarmos investindo pesadamente em P&D, o Brasil não conseguirá manter a liderança em produtividade e eficiência que detém hoje”, completa Araújo.
O diretor da GAtec, Carlo Dodi Junior, alerta ainda para a necessidade de se investir em gestão e tecnologias adequadas para uma maior produtividade. “Isso é essencial para o Brasil manter a liderança no setor sem afetar o próprio ambiente; é possível produzir com mais eficiência em uma mesma área de plantio, e sem queimadas”, explica Dodi.
A GAtec é uma empresa líder no mercado de gestão, TI e business intelligence para o segmento agroindustrial. Além de atuar em 14 Estados brasileiros, exporta tecnologia de gestão e sistemas para outros países, como Equador, Argentina, Paraguai e Venezuela.
Carlo Dodi Júnior, Diretor da GAtec é formado em Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com Pós-Graduação em Máquinas Agrícolas. Trabalhou por 11 anos no Centro de Tecnologia Copersucar. Participou como palestrante do seminário internacional “El azúcar en el Mercosur” realizado em Buenos Aires, Argentina e apresentou o trabalho científico “Diesel/Ethanol Blends Fleet Test in Brazilian Ethanol/Sugar Mills” no ISAF XIII Symposium in Stockholm.
Carlos Eduardo Araújo, Consultor Associado da GAtec é doutorando em Engenharia de Produção (UNIMEP) e Pós-Graduado em Economia de Empresas na Faculdade de Economia e Administração de São Paulo. Já atuou profissionalmente na Copersucar, Unifrax (USA), TI Automotive (UK), ABC Group (Ca), TJ Trading Company, e Cerba Destilaria de Álcool.
Fonte: Seguros.inf.br
