Olimpíadas – Tóquio diz que é a cidade mais apropriada
Às vésperas de receber a visita da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI), o governador metropolitano de Tóquio, Shintaro Ishihara, tem dedicado boa parte de seu tempo para fazer campanha para que sua cidade seja eleita em outubro a sede da Olimpíada de 2016.
Num evento realizado ontem para promover a candidatura da capital do Japão – que já abrigou os Jogos Olímpicos de 1964 -, ele esbanjou confiança em vencer a disputa contra Rio, Madri e Chicago.
Garantiu que Tóquio mostrará aos integrantes do COI ser o centro “mais apropriado” para realizar o evento por motivos históricos, econômicos e ambientais. Tóquio quer liderar uma campanha para, em dez anos, melhorar a poluição e o aquecimento global.
A promessa é de substituir, em alguns locais da cidade, o concreto pelo verde, plantando mais de meio milhão de árvores para “transformar o cenário”. Shintaro Ishihara expôs sua apreensão com o futuro da humanidade, se não forem tomadas medidas para combater a degradação ambiental.
“Quando olhamos o mundo hoje, vemos muitos desafios. Talvez os maiores problemas sejam a poluição e o aquecimento global. Pode ser muito tarde para controlar isso, mas temos de tentar”, declarou o governador, que também está à frente do comitê de candidatura.
“O Japão não participou de nenhum conflito desde o fim da Segunda Guerra Mundial. A paz é o ponto de partida para tudo”, afirmou o dirigente. Depois de passar por Chicago, de onde saiu impressionada com a proposta da cidade, a equipe de inspeção do COI visitará a capital do Japão entre os dias 16 e 19.
Shintaro Ishihara aproveitou a ocasião para dar uma leve cutucada em Chicago. “Há certas restrições nas leis dos Estados Unidos, e por isso Chicago não tem a garantia do governo. Ouvi dizer que eles recorreram a uma companhia de seguros privada para ter os fundos que temos em Tóquio.” CHICAGO EM ALTA
A julgar pelas declarações da presidente da Comissão de Avaliação do COI, a marroquina Nawal El Moutawakel, a cidade americana largou bem na disputa. “Sentimos, honestamente, que o conceito, a visão e o amor pelo esporte estavam lá”, disse ela. “Estamos saindo com uma impressão muito boa de que a candidatura é forte.”
O Rio espera a sua vez. A visita da equipe do COI na capital fluminense está prevista para ocorrer entre os dias 27 de abril e 3 de maio.
Fonte: O Estado de São Paulo