Mercado de SegurosNotícias

O foco no aumento do conhecimento da carteira

Com pouco menos de dois anos, a Comissão de Riscos de Engenharia é uma das mais recentes comissões da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). Apesar do pouco tempo de existência, o balanço da atuação da comissão tem sido significativo. À frente de sua presidência desde 2014, Francilene Rodrigues de Freitas, comenta os resultados do último e fala sobre as perspectivas para 2015.
– Qual o principal papel da Comissão de Riscos de Engenharia da FenSeg? A premissa da comissão é compartilhar o conhecimento, discutir e disseminar as melhores práticas existentes no mercado segurador brasileiro e internacional.
– Qual foi o balanço da atuação da comissão no último ano?
Para uma comissão nova, o balanço de 2014 foi muito significativo. Visando a expansão do conhecimento para mercado segurador, foram realizados eventos de grande relevância, como palestras técnicas de riscos envolvidos na construção com obras subterrâneas e a palestra técnica tratando de áreas contaminadas. A comissão também promoveu um seminário voltado para regulação de sinistros no setor de engenharia, que fomentou uma troca sinérgica de conhecimento entre os profissionais que atuam na apuração, regulação e liquidação de sinistros. Mensalmente a comissão registrou discussões entre seus membros, onde foram abordados temas relevantes na esfera técnica e questões ligadas à sustentabilidade social e de negócios, além da política nacional de resíduos sólidos.
– Quais são os temas de maior relevância para a comissão em 2015?
Para 2015, a comissão deseja manter a alta qualidade técnica e gerencial dos debates existentes. O foco é apresentar maior contribuição social, difundindo a cultura de seguros na sociedade com a elaboração de um Guia Referencial para Seguros de Riscos de Engenharia. Este guia objetivará a disseminação mais ampla do conhecimento e da visibilidade do produto e trará informações importantes e esclarecedoras aos segurados sobre o seguro de riscos de engenharia. A comissão também está focada em trabalhar em sinergia com outras comissões e subcomissões da FenSeg. Com a Comissão de Assuntos Jurídicos, por exemplo, o trabalho será a busca de um clausulado de mais fácil entendimento para os segurados. Já com a Subcomissão de Riscos Ambientais a finalidade é realizar um trabalho mais assertivo e claro acerca dos impactos ambientais.
– Quais são as perspectivas para este segundo semestre?
A perspectiva da comissão neste segundo semestre é apresentar os resultados de suas ações definidas no começo de 2015, com a mesma qualidade de trabalho apresentado em 2014, muito bem representado pelos temas que serão discutidos em nossos eventos. O mercado de seguro de riscos de engenharia tem mostrado crescimento em 2015. Nos cinco primeiros meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 14,9% na arrecadação de prêmios. Vamos continuar mapeando e acompanhando o desempenho da carteira.
– Quais são os eventos programados para este ano? Em julho ocorrerá a primeira rodada de palestras previstas para 2015 e o tema proposto é “Obras em rodovias”, com foco na análise e gestão de riscos, e os conceitos de mitigação que podem ser adotados para minimização das exposições a riscos. Além disso, neste evento haverá uma apresentação dos principais trabalhos desenvolvidos pela Central de Serviços e Proteção ao Seguro (CESER). Os membros da comissão entendem que há oportunidades para expandir os conceitos e, assim, poderão ter uma subscrição ainda mais ajustada à realidade do tipo de risco a ser garantido.

Fonte: Fenseg

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?