Mercado de SegurosNotícias

O desafio da eficiência operacional no mercado de seguros

O crescimento orgânico de uma seguradora no Brasil depende da análise de fatores primordiais que vão muito além da estratégia de negócios das empresas do setor. O modelo organizacional, tecnológico e a eficiência operacional são apenas alguns desses pontos, vistos nos dias de hoje como uma vantagem competitiva dentro do mercado, e que garantem melhor rentabilidade do negócio e a redução dos custos no dia a dia.
Para confirmar o cenário, se realizou um comparativo sobre a eficiência operacional do mercado de seguros entre diferentes países da Europa e da América Latina, que acabou por reforçar ainda mais a tendência apontada anteriormente. A base utilizada para a análise foi a relação entre os gastos administrativos e os prêmios pagos nos seguros. A conclusão relevou que as despesas nos países mais eficientes variam entre 8% a 12% dos prêmios, enquanto que, nos demais que não atingiram tal nível de excelência, o número mostra-se muito mais alto aproximando-se de patamares de até 21%.
O Brasil está entre as últimas posições do ranking quando o assunto é a eficiência operacional, apresentando uma diferença de 14% em relação aos países com melhores rateios. Assim, a operação do negócio quanto ao rateio combinado mostra valores muito próximos ou superiores aos 100% dos prêmios, sendo as receitas financeiras as que fazem o resultado ser positivo. Os números são ainda mais representativos se levarmos em consideração que, caso houvesse uma diminuição de 5% nas despesas administrativas nas seguradoras do Brasil – atualmente estimadas em R$ 7 bilhões anuais -, os benefícios seriam acrescidos de aproximadamente mais R$ 1,7 bilhões por ano.
É importante ressaltar que alcançar níveis satisfatórios de eficiência operacional, exige mudanças drásticas nas estratégias e no próprio DNA dessa empresas – e dificilmente consegue ser realizado sem a assistência externa. No entanto, para garantir o sucesso, não existe um método único para a análise de eficiência operacional e organizacional, é necessário eleger o escopo correto das necessidades de cada empresa.
Concluímos que a implantação de um modelo organizativo, operativo e tecnológico ideal são atualmente os grandes desafios das empresas do setor.

Fonte: Planeta Seguro

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?