O caminho para a liderança feminina no mercado segurador
O empoderamento feminino tem sido um tema central nas discussões contemporâneas sobre igualdade de gênero. No mercado de trabalho, dar voz às mulheres se tornou o melhor caminho para promover a equidade e a inclusão, consequentemente, impulsionando o crescimento econômico.
Há uma frase do pensador e filósofo chinês, Confúcio, que diz que ‘a palavra convence e o exemplo arrasta’. Por isso, trago uma reflexão sobre o meu caminho no universo dos Seguros. Atualmente, como Superintende da área de Ramos Elementares de uma empresa do mercado segurador, acredito no valor de impulsionar as mulheres que estão nesse setor, que cada vez mais cresce e evolui, demonstrando o quanto é indispensável por meio da sua resiliência. Lidamos dia após dia com o futuro das pessoas e enxergo, nós, mulheres, como parte importante desse futuro.
Iniciei minha trajetória em 1998 no setor como estagiária, naquela época, o panorama do setor de seguros diferia significativamente desse cenário de desenvolvimento que vemos hoje. Ao longo dos anos, adquiri habilidades muito importantes para minha atuação, e acredito que meu crescimento deve-se, especialmente, às pessoas fundamentais que cruzaram esse meu caminho, que contribuíram para desenvolver a líder que sou hoje; aprendi sobre o ambiente corporativo, trabalho em equipe, comunicação, visão sistêmica, negociação dentre outras muitas coisas.
Em 2003, tive minha primeira experiência como líder, descobrindo a missão que enxergo como o direcionador da minha carreira: o desenvolvimento de pessoas. Assim como pessoas me impulsionaram nessa trajetória no mercado segurador, eu também quero ser esse exemplo para outras mulheres.
E vejo o diferencial de uma liderança corporativa com foco inclusivo, pois serve como um ponto de apoio dentro das companhias para quebrar paradigmas. Atualmente, é perceptível o quanto nós mulheres, em posições de gestão, podemos contribuir para promover a diversidade e inclusão dentro das Organizações. A diversidade é uma ferramenta essencial para qualquer empresa, pois as tornam mais colaborativas em busca da construção de uma sociedade mais igualitária e justa.
Com essa perspectiva, também assumi a função de patrocinadora da iniciativa de diversidade dentro da empresa na qual atuo, promovendo debates sobre questões de gênero e atuando como mentora para mulheres que buscam cargos de liderança.
Esse é o caminho que trilho e que acredito que estou abrindo para outras mulheres. O nosso setor é o futuro, as mudanças e transformações não param, e nós também não podemos parar. É o meu caminho, será o seu e de muitas outras mulheres que entrarão nesse mercado promissor. Contudo, é necessário um compromisso contínuo e ação coletiva para garantir que todas tenhamos igualdade de oportunidades e sejamos valorizadas em todas as áreas profissionais.