EconomiaNotícias

Número de usuários de plano de saúde cresce pela 1º vez em quase 2 anos

O número de beneficiários de planos de saúde no Brasil cresceu pela primeira vez em quase dois anos. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 47,6 milhões de brasileiros tinham o serviço em fevereiro — cerca de 144 mil a mais que no mês anterior. Na comparação com fevereiro de 2016, no entanto, o saldo ainda é negativo: perda de 130 mil clientes.

Segundo a ANS, a expansão de planos de assistência médica “se deu em função do aumento do número de beneficiários em planos do tipo empresarial”. A modalidade “coletivo empresarial” responde por cerca de 31 milhões do total de planos do país, o equivalente a 66% do total.

O Ministério do Trabalho, responsável por monitorar o mercado de trabalho formal no país, ainda não divulgou dados de emprego em fevereiro. Em janeiro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o país fechou cerca de 40 mil postos. Mas o levantamento daquele mês trouxe dados positivos para a indústria, que teve saldo positivo pela primeira vez desde março de 2015: as contratações superaram as demissões no setor em 17 mil.

 O balanço da ANS é divulgado dias após a agência reguladora receber sugestões de um grupo de trabalho para a elaboração de modelos de plano de saúde popular. A medida, em estudo pelo menos desde o ano passado, é uma forma de recuperar os mais de 2 milhões de clientes que perderam acesso ao serviço durante os anos de recessão.

estratégia foi criticada por especialistas, que destacaram a baixa cobertura e regras pouco vantajosas para o consumidor, como coparticipação de pelo menos 50%. As empresas afirmam que as regras propostas são uma forma de baratear o custo do serviço.

Fonte: O Globo

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?