NotíciasTecnologia

Novo ataque cibernético afeta Europa

Um novo ataque que sequestra dados de computadores, conhecido como ransomware, afetou países do Leste Europeu ontem e começou a se espalhar pelo mundo. Chamado de Bad Rabbit, ele afetou redes do aeroporto de Odessa, na Ucrânia, do metrô de Kiev e alguns bancos russos, segundo empresas de segurança e o Banco Central russo.

Logo após os primeiros relatos, foram registrados casos de ataques a computadores em países como Turquia, Alemanha, EUA e Coreia do Sul. Por enquanto, o Brasil não está entre os países afetados. O analista de segurança Amit Serper desenvolveu uma solução para o ataque, disponível na web.

O ataque usa uma falha de segurança no gerenciamento de dispositivos em redes locais do Windows para se espalhar. Seu funcionamento é similar ao do ransomware Petya, que infectou computadores em junho. “Os atores por trás do Petya estão planejando esse novo ataque desde julho”, disse a empresa de segurança Kaspersky ao site da revista americana Wired.

Após a instalação, o ataque seqüestra arquivos do PC. Em troca, ele pede um resgate de 5 centavos de Bitcoin (o equivalente a US$ 280) em até 41 horas. Especialistas em segurança não recomendam que o resgate seja pago, uma vez que não há garantia de recuperação dos arquivos.

Fonte: O Estado de São Paulo

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?