Norma do BC vai gerar crescimento do Seguro de Crédito
Em comunicado divulgado na sexta-feira (16), a Susep informa que a Resolução 324/23 do Banco Central, publicada no início da semana, deve gerar crescimento do Seguro de Crédito no país.
Entre outros dispositivos, a norma reconhece como instrumento mitigador do risco de crédito a garantia fidejussória ou o derivativo de crédito providos por seguradoras, desde que sujeitas a requerimentos prudenciais consistentes com padrões internacionais.
De acordo com a Susep, com esse normativo, o BCB atende a um pleito antigo da própria autarquia e do setor de seguros. Lembra ainda que essa solicitação foi, inclusive, reapresentada, recentemente, pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) ao Ministro da Fazenda e ao superintendente da Susep.
A Susep destaca ainda que vem atuando junto ao Banco Central, por meio de um trabalho constante, para reforçar sua capacidade de fiscalização prudencial e demonstrar a qualidade das obrigações emitidas no mercado segurador. A regulação da Susep possui equivalência com a da EIOPA, a Autoridade Europeia para Seguros e Previdência Complementar, observa a autarquia no texto.
Fonte: NULL