Negócio virtual
Segundo pesquisa realizada pelo Ibope/NetRatings, cerca de 30,1 milhões de brasileiros têm acesso à internet em casa. Esse número vem aumentando a cada ano: em comparação com 2006, o crescimento foi de 43,7%. De olho nessa realidade, as empresas do mercado de seguros têm utilizado cada vez mais a internet no dia a dia de suas operações, permitindo uma maior agilidade ao trabalho dos corretores e facilitando a vida dos clientes.
A ACE Seguros, por exemplo, acaba de lançar um sistema de vendas via web. Trata-se da nova versão do serviço Web Insurance Sale ou WIS, usado na emissão de certificados e de apólices de seguro. A partir do dia 20 de dezembro, os corretores da carteira de pequenas e médias empresas poderão acessar o WIS pela internet, sem necessidade de instalar aplicativos ou atualizações. A nova versão também vai oferecer a possibilidade de emitir o seguro diretamente do escritório do corretor ou do cliente, com controle total dos cálculos e emissões pelo sistema e ficha de compensação no momento da efetivação do seguro.
Já a Bradesco Seguros investiu R$ 1 milhão na unificação do processo de sinistros para seguros de automóveis com a integração dos canais eletrônicos. O programa baseia-se nos conceitos de BPM (Business Process Management). Com a implantação do novo processo, a capacidade de atendimento aumentou em cerca de 70%, o que possibilita efetuar a liquidação de sinistros em muito menos tempo. Além disso, a nova solução permite a utilização de mensagens SMS, onde o cliente é avisado pelo celular sobre o passo-a-passo do andamento de seu processo de sinistro.
Fonte: Escola Nacional de Seguros