Mercado de SegurosNotícias

Ministro português diz que acordo ortográfico ajudará a expandir idioma

O ministro de Cultura português, José Antonio Pinto Ribeiro, afirmou hoje que o acordo ortográfico de 1991, ratificado pelo Brasil e aprovado no dia 6 pelo Governo de Lisboa, é uma “necessidade para a expansão da língua portuguesa”.
O tratado ortográfico, ratificado pelos Governos de Brasil, Cabo Verde e Portugal, unificará a ortografia do idioma utilizado em oito países do mundo, que totalizam mais de 200 milhões de habitantes.
Em sua participação na comissão parlamentar dedicada à cultura, Pinto Ribeiro se defendeu das críticas e afirmou que as últimas reformas ortográficas da língua portuguesa “não destruíram a criatividade e a liberdade de escrita”.
“Há um conjunto de necessidades políticas e econômicas com o objetivo de expandir internacionalmente o português como identidade e marca econômica”, disse o ministro.
Pinto Ribeiro destacou que, após a entrada em vigor deste acordo, para cuja aplicação o Governo estabeleceu um período de transição de seis anos, não será necessário “traduzir” para o português livros de autores brasileiros e vice-versa.
A decisão do Governo terá que ser submetida à ratificação do Parlamento e do presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. EFE abm/db

Fonte: EFE

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?