Mercados: Investidor analisa indicadores de atividade dos EUA e dados do setor externo bra
SÃO PAULO – O cenário externo continua no foco dos investidores nesta quinta-feira, com dados sobre o ritmo de crescimento da economia nos Estados Unidos concentrando a atenção do mercado brasileiro. A pauta inclui os indicadores antecedentes e o índice de atividade apurado pela unidade do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) de Filadélfia, ambos referentes a julho, além dos pedidos de seguro-desemprego registrados na semana passada.
Ontem, os dados de produção industrial e de construção de casas mostraram desaceleração da atividade nos EUA, mas não de forma abrupta, o que, aliado aos índices de inflação mais controlados, reforçou a perspectiva de um desaquecimento brando na economia americana, observou o economista-chefe da Fidúcia Asset Management, Marcelo Castello Branco. Uma vez que os preços refletem os efeitos dessa expansão menor, o Fed não precisará impor um desaquecimento muito forte naquela economia para controlar a inflação.
Na agenda local, o Banco Central (BC) mostra a nota técnica do setor externo de julho com dados como o resultado em transações correntes e investimento estrangeiro direto. A expectativa em relação a tal divulgação está relacionada ao comportamento dessas operações no início deste mês, fornecidas normalmente na coletiva à imprensa, realizada com a apresentação da nota do mês passado. A Receita Federal divulga o resultado da arrecadação de tributos e a arrecadação previdenciária de julho.
Fonte: Valor