EconomiaNotícias

Mercado financeiro reduz para 5,74% estimativa para a inflação em 2022

Os economistas do mercado financeiro reduziram de 5,88% para 5,74% a estimativa de inflação para este ano. Foi a 14ª queda seguida da estimativa para a inflação de 2022. A informação consta do relatório “Focus”, divulgado nesta segunda-feira (3) pelo Banco Central. Foram ouvidas mais de 100 instituições financeiras na semana passada.

Além da queda na estimativa da inflação, os economistas também projetam uma alta maior do PIB e estabilidade da taxa de juros até o fim de 2022.

Quanto maior é a inflação, menor é o poder de compra das pessoas, principalmente das que recebem salários menores. Isso porque os preços dos produtos aumentam sem que o salário necessariamente acompanhe esse crescimento.

A meta de inflação para este ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3,5% e será considerada cumprida se oscilar entre 2% e 5%.

O Banco Central vê chance grande de estouro da meta em 2022, assim como aconteceu no ano passado. Para atingir a meta, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumenta ou diminui a taxa básica de juros, a Selic. Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano, o maior percentual dos últimos seis anos.

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?