Meirelles: nova versão da reforma da previdência deve ser apresentada ainda esta semana
O ministro da Fazenda Henrique Meirelles afirmou que a nova versão da reforma da previdência deve ser apresentada no Congresso Nacional ainda nessa semana. A expectativa do governo é de que a votação em 1° e 2° turnos ocorra até o final desse ano.
“O deputado Arthur Maia, relator, tem trabalhado intensamente no substitutivo, que é um projeto incorporando todas as discussões. Deve estar apresentando agora, ainda essa semana”.
Diante da apresentação, o ministro afirma que o projeto deve ser votado antes de meados de dezembro. “O presidente [da Câmara] Rodrigo Maia está pensando em colocar em votação na primeira semana de dezembro. Finalzinho de novembro, primeira semana de dezembro”.
Sobre a nova versão da reforma da previdência, Meirelles disse que o governo não irá abrir mão, ao menos, de três itens.
“Certamente a idade mínima, certamente o período de transição e a unicidade, ou seja ter um regime único pro servidor público e privado”.
Para defender a reforma da previdência no Brasil, o ministro falou sobre a situação da Grécia, que precisou fazer cortes nos valores pagos aos aposentados.
“O país é sério, mas entrou em regime de gasto público baseado no período que a economia crescia muito. Então, gastaram. O que aconteceu? Uma hora tiveram que fazer o ajuste. Nesse ajuste, concluíram que eles não tinham como pagar as aposentadorias já dadas. Tiveram que cortar para continuar pagando. Cortaram uma vez. Não foi suficiente. Cortaram outra. Já cortaram 14 vezes. Isso é uma tragédia. O Brasil está longe disso. Nós vamos evitar que isso aconteça”.
Fonte: O Globo