Marte atinge maior visibilidade esta noite
Na noite desta terça-feira, 8, não se esqueça de olhar para o céu. Marte terá um brilho tão intenso que poderá ser comparado à Sirius, a estrela mais brilhante no panorama terrestre. Com isso, será possível observá-lo a olho nu e, para identificá-lo, basta buscar pelo corpo celeste com um leve brilho laranja. Astrônomos afirmam que ele estará visível após o pôr do sol e atingirá seu ponto mais alto no céu por volta da meia noite.
A Terra estará alinhada com o planeta vermelho, em oposição ao Sol. Mas isso não quer dizer que Marte estará na posição mais próxima de nosso planeta – por enquanto. O ápice da aproximação será no dia 14 de abril e será o mais perto que chegaremos de nosso vizinho em um período de 26 meses. Estaremos a 93 milhões de quilômetros de distância.
Coincidentemente, no dia 15 de abril, enquanto Marte ainda estiver passeando pela vizinhança, teremos um eclipse lunar completo que irá começar às 2h58 e durar 78 minutos, sendo visível de todo o Brasil. Este será o primeiro de uma série de quatro eclipses lunares, fenômeno raro conhecido como tétrade, que só foi registrado três vezes nos últimos 500 anos. Como a Lua irá adquirir uma cor avermelhada durante os eclipses, ela é apelidada, nessas ocasiões, de Lua de Sangue – o que pode deixar os mais supersticiosos com a pulga atrás da orelha.
Fonte: O Globo