Bem EstarNotícias

Macarrão pode ser opção de comida saudável, saborosa e equilibrada

Penne, fusilli, espaguete, talharim… O “Bem Estar” falou do macarrão. Ele é mesmo um vilão na dieta? O segredo é variar nos temperos e molhos. Macarrão com beterraba é ótimo para quem sofre de pressão alta, por exemplo. Convidamos a nutricionista Cinthia Antonaccio e o presidente da Abimapi Cláudio Zanão para falar sobre o assunto.
 
O Brasil é o terceiro consumidor de macarrão no mundo em volume, perdendo para a Itália e Estados Unidos. Encontramos aqui 60 tipos diferentes de macarrão. Os quatro mais consumidos são o espaguete, o fusilli, lasanha e talharim.

E o macarrão é mesmo o vilão da dieta? Não. O macarrão pode ser uma opção de comida saudável, equilibrada e saborosa, mas tome cuidado com o molho! Nada de carbonara, quatro queijos, molho alfredo. Essas preparações são tradicionais, mas se você quer incluir o macarrão no dia a dia deve consumi-lo de forma mais equilibrada.

Na hora de preparar o almoço, experimente o macarrão a bolonhesa com salada – o prato combina carboidrato com proteína de alta qualidade e fibras da salada. Um macarrão de massa curta com frango, cenoura, gergelim e brócolis também é proteína de alta qualidade com betacaroteno.

O presidente da Abimapi explica que, em geral, as massas são semelhantes em termos de calorias e índice glicêmico. “Para saborear uma boa massa, é preciso ficar atento às combinações de molho. O molho é quem vai deixar a refeição mais ou menos equilibrada.”

A lasanha também pode ser mais leve se intercalada com abobrinha, berinjela, queijo e molho branco (requeijão e leite). Além de cálcio e proteína do queijo, o prato tem fibras dos vegetais. A inclusão de proteínas e fibras diminui o índice glicêmico do prato, isso se converte em maior tempo de saciedade.

Fonte: Bem Estar – TV Globo

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?