Lançada certificação de proficiência em resseguro
Foi lançada, nesta quarta-feira, a Certificação de Proficiência em Resseguro (CPR), que poderá ser obtida através de exame a ser realizado no quarto trimestre deste ano, no Rio de Janeiro e em São Paulo. A iniciativa, idealizada pela Escola e desenvolvida com apoio da Fenaber, visa identificar o nível de conhecimento em resseguro dos profissionais brasileiros.
Esta será uma ferramenta útil tanto para o profissional, que poderá avaliar a qualificação que lhe falta para atuar no segmento que deseja, quanto para seguradoras, resseguradoras e corretoras de resseguro, que poderão lançar mão dela nos processos de recrutamento e treinamento, explica Maria Helena Monteiro, diretora de Ensino Técnico da Escola.
Quem tiver interesse em se preparar para o exame, que será segmentado em dois níveis de conhecimento (CPR-1 e CPR-2), poderá adquirir o material didático ou seguir a bibliografia indicada. O conteúdo foi cedido por resseguradoras internacionais associadas à Fenaber e está sendo traduzido por técnicos da Escola, com previsão de lançamento em julho deste ano.
Os primeiros resultados irão permitir à Escola desenvolver cursos focados nas necessidades dos profissionais brasileiros, a partir de 2015. Segundo o diretor executivo da Escola, Renato Campos, a mão de obra disponível atualmente não é suficiente para atender à demanda do setor, o que torna iniciativas como esta ainda mais necessárias.
Precisamos unir forças e, acima de tudo, investir na qualificação de nossos profissionais se quisermos ter um mercado de resseguro sólido e desenvolvido. A receptividade de nosso projeto junto à Fenaber nos deixou plenamente satisfeitos e com a certeza de que será um sucesso, afirma o executivo.
Renato lembra que a Escola sempre esteve atenta aos passos dessa indústria, lançando cursos e seminários focados em resseguro mesmo durante o seu monopólio. O MBA Executivo em Seguros e Resseguro, com turmas abertas em diversas cidades, e o Seminário de Resseguro – A Arte de Elaborar o Contrato, que chegou à quinta edição no ano passado, são alguns exemplos.
Fonte: Escola Nacional de Seguros