IRB altera garantia de invalidez por doença
O IRB Brasil Re alterou o plano de resseguro para invalidez permanente total por doença (IPD), para ajustar-se ao novo regulamento estabelecido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para os seguros de pessoas. A antiga cobertura, que pelas regras atuais deixa de existir, foi substituída pela de invalidez funcional (IFPD), cujo objetivo é indenizar segurado que perde a capacidade de “existência independente”, de forma irreversível, ou seja, que inviabilize o pleno exercício de suas relações com autonomia.
A nova cobertura tem exclusões, como a perda, a redução ou a impotência funcional definitiva, total ou parcial, de um ou mais membros, órgãos e ou sistemas orgânicos corporais, em decorrência, direta e ou indiretamente, de lesão física e ou psíquica causada por acidente pessoal. A paraplegia é exemplo. São ainda riscos excluídos as doenças agravadas por traumatismos e os quadros clínicos decorrentes de doenças ocupacionais, incluídas as profissionais e as do trabalho, de qualquer origem causal.
Trabalho
Estão também fora da garantia a invalidez laborativa permanente total por doença, que constitui uma cobertura à parte, criada no regulamento da Susep, para indenizar cliente cujos recursos disponíveis são incapazes de recuperá-lo ou reabilitá-lo para atividade profissional que proporciona a maior renda, independentemente de possuir outros empregos.
Fonte: Jornal do Commercio