NotíciasPrevidência

IR 2022: PGBL deduz até 12% da renda bruta anual tributável

A Receita Federal ampliou para até 31 de maio o prazo para a declaração do imposto de Renda. Os brasileiros que possuem um plano de previdência na modalidade PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) poderão deduzir os valores no máximo 12% da renda bruta anual tributável, ou seja, a pessoa irá pagar menos ou restituir mais imposto agora. “Esse incentivo fiscal do PGBL é um adiamento do imposto, que será cobrado no resgate ou no pagamento do benefício lá na frente. Uma dica é reinvestir o valor da dedução no próprio plano para aumentar a reserva futura. Outra possibilidade é optar pelo regime regressivo de tributação e manter cada contribuição aplicada por mais de 10 anos, assim, o cliente terá uma alíquota de 10% na hora de retirar o dinheiro”, diz Carlos Eduardo Gondim, diretor de Vida e Previdência da Porto.

Pensando nisso, como uma possibilidade de planejamento financeiro para toda vida, a previdência privada da Porto possui proteções em caso de acidentes cobertos no plano. “Por meio da inclusão de rendas e pensões, o segurado consegue manter o equilíbrio das finanças na família, repondo a perda da renda em função da impossibilidade de trabalhar ou mesmo garantir o padrão de vida para os seus familiares”, informa Gondim.

A Porto também traz uma variedade de fundos de investimentos de gestão externa com parceiros renomados no mercado, permitindo maior diversificação na aplicação do dinheiro, que é feita de acordo com o perfil de investidor.

Para o período de declaração da Receita Federal, a Porto disponibiliza aos clientes canais digitais, como Área do Cliente, chat online e WhatsApp, por meio do número (11) 3003-9303, para facilitar o acesso ao Informe de Rendimentos.  

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?