Inteligência artificial beneficiará o ensino no Brasil
Reportagem publicada hoje pelo site da Folha Online traz à tona um estudo elaborado pelo Sesi e pelo Senai que afirma a importância da adoção de sistema tecnológicos nos centros de ensinos brasileiros.
Conhecidos como ITS, os Sistemas Tutoriais Inteligentes são programas computacionais que independem da intervenção constante do professor e que permitem o feedback imediato dos alunos, monitorando seus desempenhos e explicando resoluções de problemas.
De acordo com a pesquisa, o método leva em conta a cognição e a afetividade individual do aluno, personalizando o ensino. Entre as 28 tecnologias de inteligência artificial contempladas pelo relatório do Sesi e Senai estão fones de ouvido wireless, que permitirá a comunicação de pessoas que não falam a mesma língua, e o uso de realidade aumentada e virtual. Prevê-se que o uso de ITS pode chegar a 30% das escolas brasileiras até 2022 e a 50% até 2050.
No entanto, a falta de percepção de agentes de ensino sobre a vantagem da ferramenta para a aprendizagem pode atrasar a adoção desse tipo de tecnologia no Brasil.
Fonte: Folha online