Instituições financeiras, seguros e corretoras pagam melhores salários
O ramo de instituições financeiras, seguros e corretoras é o que paga melhores salários no Brasil, com remuneração média que pode superar em até 166% a média nacional, de R$ 2.113. Na edição anterior do levantamento, o segmento financeiro ocupava a 18ª posição do ranking enquanto a indústria de autopeças liderava a lista. O dado é parte da 51ª Pesquisa Salarial da Catho, site líder em classificados de emprego online no país.
Os segmentos de Fabricação de Equipamentos de Transporte e Mineração, Extração de Óleo e Gás ficaram logo abaixo, com remunerações 85,1% e 62,8% maiores que a média brasileira, respectivamente.
A Pesquisa Salarial da Catho também aponta as áreas com as maiores variações salariais nos últimos 12 meses. Com aumento de 25,4% entre 2014 e 2015, o segmento de Fabricação de Equipamentos de Transporte lidera a lista. O ramo de saúde e hospitalar (laboratórios, hospitais, análises clínicas e assistência médica) vem na sequência, com variação salarial de 11,4% no período. Em terceiro lugar, com aumento de 10,7%, aparece o segmento de Fabricação de Produtos de Borracha e Plásticos.
Independentemente da área de atuação, o nível de capacitação tem forte impacto no salário do profissional. Quanto maior o nível de escolaridade maior é a variação da remuneração salarial. Em um cargo de diretoria, por exemplo, a diferença salarial entre um profissional que tem Ensino Superior e outro que cursou uma pós-graduação ou um MBA pode chegar a 22,5%. Além do nível de capacitação, dominar o inglês é outro aspecto que influencia diretamente o salário do profissional.
Fonte: América Economia
