Mercado de SegurosNotícias

Índice de roubo e furto a residências aumenta nesta época do ano

As festas de fim de ano estão chegando, assim como as férias de verão, quando milhares de pessoas aproveitam o período de descanso e seguem viagem para os mais variados destinos, dentro e fora do país. Se por um lado aumenta o número de viagens nesta época, por outro cresce também o índice de sinistros em residências, registrado pelas seguradoras, principalmente na cobertura de roubo e furto.
“Os casos de roubo e furto a residências crescem em média 20% nesta época, quando as casas estão mais vazias, ocasião aproveitada pelos ladrões para efetuar o crime”, explica Laur Diuri, superintendente de sinistros massificados da Allianz Seguros.
Preocupada em agilizar a vida de seu segurado caso tenha este tipo de problema, a Allianz Seguros passa uma série de orientações de como agir caso receba um telefonema comunicando a ocorrência de um sinistro durante o período em que está longe de sua residência.
Confira abaixo algumas dicas:
* Assim que souber do ocorrido, o segurado deve entrar em contato com a seguradora, por meio da Central de Assistência, que no caso da Allianz Seguros funciona 24 horas pelo telefone 0800 777 5311. O atendente desta central já passará todas as instruções necessárias ao segurado.
* Quando ligar para a assistência, o segurado também será orientado a ligar para a polícia, comunicar o ocorrido e abrir um boletim de ocorrência.
* O próximo passo é abrir um aviso de sinistro. Isso também é feito nesta ligação para a central de assistência.
* A assistência encaminhará um prestador à residência do segurado. Mandam também um vigia que fica até três dias para não deixar o local vulnerável. Neste caso, a Allianz Seguros recomenda que o segurado peça para um representante de sua confiança acompanhar o vigia se estiver longe de casa.
* No caso de roubo, furto ou outros eventos, a vistoria é realizada em até 48 horas após o comunicado à seguradora. Durante a vistoria, o perito avalia as circunstâncias em que ocorreu o evento e os danos causados pelo sinistro, bem como orienta o segurado ou seu representante sobre os procedimentos. É importante que o segurado indique com precisão quais foram os bens subtraídos ou danificados e, se possível, determine o valor dos mesmos. O local deve ser preservado para a realização desta perícia, entretanto reparos emergenciais para salvaguardar os bens podem ser realizados.
* O segurado deve verificar com a seguradora o momento ideal para dar início a qualquer reconstrução, reparação ou reposição dos bens roubados ou danificados durante o sinistro.
A colaboração do segurado nos procedimentos de apuração agiliza o processo.
Perfil
A Allianz SE é a única marca global de seguros que está no Brasil, sem se associar a organizações locais. No país há 104 anos, a seguradora, que até 1º de março atuava sob a bandeira AGF Seguros, está presente em todo o território nacional por meio de suas 60 filiais, 1300 funcionários e com o apoio de mais de 10 mil corretores, os responsáveis pela comercialização de seus produtos e serviços para pessoas e empresas. A Allianz Seguros é a 8ª seguradora do mercado nos ramos em que atua, elementares e saúde.
Allianz SE é o maior grupo segurador europeu, cujo faturamento atingiu US$ 155 bilhões, em 2007. O grupo possui 181 mil funcionários que atendem mais de 80 milhões de clientes em cerca de 70 países. Além de oferecer produtos e serviços, a Allianz também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.
A Allianz SE é membro da Transparência Internacional e apóia os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e as Diretrizes da OCDE para Multinacionais por meio de seu Código de Conduta.

Fonte: Revista Seguro Total

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?