Inco e Falconbridge formar maior mineradora mundial
SÃO PAULO, 27 de junho de 2006 – A Inco e a Falconbridge se tornaram alvos de tomadas de controle em um momento em que a alta dos metais, que já completa três anos, aumenta os valores de mercado das empresas e a capacidade de gerar lucros. Os preços do níquel em Londres subiram 42% desde primeiro de janeiro deste ano. As mineradoras, que dispõem de muito dinheiro para investir, estão estudando aquisições para aumentar sua participação de mercado. A Phelps Dodge, com minas nos estados norte-americanos do Arizona e do Novo México, se prepara para aumentar sua produção de níquel no Canadá e de cobre no Chile.
´Muitas dessas empresas terão ainda mais dinheiro este ano e elas estão tentando aplicar esse dinheiro´, disse Tim Huff, analista do ABN Amro Holding NV, em Londres. ´Trata-se realmente de uma iniciativa inteligente por parte da Phelps.´
A compra vai superar a aquisição da Billiton Plc, por US$ 13,2 bilhões, pela BHP Ltd. em 2001, que criou a maior mineradora do mundo. Superará também a proposta de compra da Arcelor pela Mittal Steel, no valor de US$ 33,8 bilhões.
(Redação – InvestNews)
Fonte: Invest News