Incerteza sobre câmbio pesa sobre Bolsa, dólar e juros
O pregão de quinta-feira nos mercados brasileiros foi pautado pela instabilidade. Além da queda das commodities no mercado externo e dados sobre a economia chinesa, os investidores lidaram com uma onda de incerteza que afetou bolsa, câmbio e juros em função das recentes investidas do governo para conter a valorização do real.
Na noite de quarta-feira, o Banco Central (BC), complementou as medidas tomadas pela Fazenda sobre a alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), fechando as brechas que permitiriam ao não residente fazer operações na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) sem pagar os 6% de imposto que agora incidem sobre os depósitos de margens de garantia.
A incerteza sobre novas medidas aliadas aos ajustes impostos pelas restrições entre operações de bancos locais com estrangeiros que queiram operar no mercado futuro resultou em resposta negativa nos mercados. O quer corria pelas mesas era que os estrangeiros estariam insatisfeitos com as mudanças de regra durante o meio do jogo.
Fonte: Valor