EconomiaNotícias

IGP-M, que corrige o aluguel, volta a subir em novembro

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como “inflação do aluguel”, porque é usado para reajustar a maioria dos contratos imobiliários, voltou a avançar.

De outubro para novembro, o indicador passou de 0,2% a 0,52%, conforme divulgou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (29).

No ano, o índice acumula queda de 1,40% e, em 12 meses, de 0,86%. Em novembro do ano passado, o IGP-M mostrou deflação de 0,03%.

Usado no cálculo do IGP-M, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), ganhou força. De 0,16%. avançou para 0,66%. O desempenho foi puxado pelos produtos industriais, que de uma queda de 0,03% em novembro, passou para uma alta de 0,61%.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que também entra no cálculo, mas com peso um pouco menor, registrou em novembro variação de 0,28%, a mesma do mês anterior. A principal contribuição partiu do grupo habitação (de 0,31% para 0,77%).

Com peso menor do que os dos outros dois subíndices, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou de 0,19% a 0,28%.

Fonte: O Globo

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?