IGP-DI AVANÇA E APONTA INFLAÇÃO DE 0,38% EM MAIO, DIZ FGV
O IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) acelerou e registrou inflação de 0,38% em maio, segundo dados divulgados hoje pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Em abril, o indicador havia apresentado ligeira inflação de 0,02%, após dois meses seguidos de deflação.
O resultado do mês passado confirma as projeções do último Relatório de Mercado, divulgado pelo Banco Central.
A aceleração foi impulsionada pela alta dos preços no atacado e na construção civil.
Com avanço dos preços dos bens industriais, o IPA (Índice de Preços por Atacado) apresentou alta de 0,46% em maio após registrar uma variação negativa de 0,15% no mês anterior.
Os maiores destaques ficaram por conta dos bens intermediários e as matérias-primas brutas.
O subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção, que faz parte dos bens intermediários, passou de -1,32% para 2,28%.
Nas matérias-primas brutas, os destaques ficaram por conta da soja em grão (-1,70% para 2,73%), aves (-3,58% para 6,57%) e cana-de-açúcar (3,78% para 7,87%).
O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) saltou de 0,36% para 1,32% entre abril e maio. Segundo a FGV, os reajustes salariais, sobretudo, em Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e São Paulo foram os principais responsáveis pela alta dos preços no segmento.
Em sentido oposto, a FGV apurou recuo nos preços do varejo. O IPC registrou -0,19% em maio após uma variação de 0,34% no mês anterior. Os segmentos Alimentação e Transportes comandaram o movimento. Só o álcool combustível registrou -12,97% em maio após 0,11% no mês anterior.
Com o resultado de abril, o IGP-DI acumula alta de 0,61% no ano.
Fonte: Folha de São Paulo