IBOPE E DATAFOLHA MOSTRAM QUE LULA SERIA REELEITO NO 1º TURNO
Em pesquisas divulgadas nesta quarta-feira (27) pelo Jornal Nacional, da TV Globo, tanto o Ibope como o Datafolha mostram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria reeleito no primeiro turno na eleição do próximo domingo (1º de outubro).
No Datafolha, o petista manteve o mesmo percentual do levantamento anterior –49%–, enquanto o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, atingiu seu maior patamar em levantamentos deste instituto. O tucano oscilou dois pontos percentuais e chegou a 33%.
A pesquisa do Datafolha mostra que Heloísa Helena (PSOL) oscilou de 7% para 8%, enquanto Cristovam Buarque continua com 2%. Ana Maria Rangel, José Maria Eymael (PSDC), Luciano Bivar (PSL) e Rui Costa Pimenta (PCO) não atingiram 1%.
Apesar da oscilação positiva do presidenciável do PSDB, o Datafolha mostra que, se a eleição fosse hoje, Lula venceria no primeiro turno, com 53% dos votos válidos, enquanto Alckmin teria 35%. Heloísa Helena somaria 9%, e Cristovam Buarque, 2%.
No Ibope, Lula oscilou positivamente um ponto e agora tem 48%, enquanto Alckmin oscilou negativamente mesmo total –de 33% para 32%. O instituto também mostra que Heloísa Helena se mantém com 8%, enquanto Cristovam Buarque continua com 2%.
Ana Maria Rangel obteve 1% nas intenções de voto. José Maria Eymael, Luciano Bivar e Rui Costa Pimenta não atingiram 1% na pesquisa do Ibope. Os votos brancos e nulos somaram 4%, enquanto os indecisos totalizaram 5%.
Para o Ibope, o candidato petista também seria reeleito com 53% dos votos válidos, contra 35% do tucano. O instituto também simulou um segundo turno entre os dois principais colocados, e Lula venceria com 52% dos votos, contra 40% de Geraldo Alckmin.
Nas duas pesquisas, a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha entrevistou nesta quarta-feira 7.528 eleitores em 368 municípios. Já o Ibope ouviu, entre segunda e terça-feiras, 3.010 em 200 municípios.
Fonte: G1