Mercado de SegurosNotícias

Hormônio do amor induz membros de grupo a mentir, diz pesquisa

O hormônio também é liberado por mães durante o parto e a amamentação.
Os resultados da pesquisa realizada pela Universidade Ben-Gurion de Negev sugerem que indivíduos que fazem parte de grupos nos quais há um relacionamento mais próximo têm mais chances de mentir quando a mentira beneficia o grupo, do que quando a mentira apenas beneficia o indivíduo.
O estudo foi publicado na revista especializada PNAS.
Parte dos voluntários foi reunida em um grupo. Este participou de uma tarefa que envolvia recompensas financeiras e recebeu oxitocina através de um spray nasal.
Esse grupo mentiu mais do que os que faziam a tarefa sozinhos. E os voluntários que não receberam o hormônio mentiram ocasionalmente, mas bem menos que os outros.
Na experiência, os participantes inalaram a oxitocina em spray ou (para o grupo de controle) um spray sem hormônio e participaram de um jogo de cara ou coroa pelo computador.
Eles tinham que prever se a moeda iria mostrar cara ou coroa e só recebiam a recompensa financeira se acertassem.
Quando isso era feito em grupo, cada previsão correta resultava em dinheiro para o grupo. Participantes que estavam sozinhos recebiam uma recompensa semelhante aos outros quando acertavam o resultado.
A parte crucial da experiência é que o participantes conseguiam até mesmo mentir sobre o resultado do jogo de cara coroa, já que a pessoa conduzindo a experiência não tinha acesso aos resultados.
O pesquisador que liderou o estudo, Shaul Shalvi, questionou se “as pessoas fazem tudo para servir ao grupo do qual fazem parte, mesmo quando isso inclui desrespeitar regras éticas como a (que se refere a) mentir?”.
“Nosso pressuposto é que nossos resultados apoiam a abordagem funcional à moralidade, quando você decide o que é certo ou errado dependendo do contexto, se o ato serve aos seus entes queridos, aos membros do grupo”, acrescentou.
Algumas empresas agora fazem propaganda do spray de oxitocina como um “hormônio do amor”.
No entanto, Shaul Shalvi afirmou que os resultados da pesquisa sugerem que as pessoas “precisam ter mais cuidado ao tomar este caminho”, pois o estudo mostrou que o hormônio também pode tornar as pessoas mais desonestas.
No entanto, o cientista israelense acrescentou que o estudo destaca o fato de que mentir nem sempre é algo imoral.
“Nossos resultados indicam que as pessoas acreditam que é uma ação justificada distorcer as regras da ética quando a desonestidade serve às pessoas com quem elas se importam”, disse o cientista à BBC.
“O estudo é interessante, foi bem conduzido e dá mais provas a respeito do papel complexo que a oxitocina pode ter para regular o comportamento social e a tomada de decisões”, afirmou Thomas Baumgartner, da Universidade de Base, na Suíça.
Se houvesse uma punição mais efetiva, aliada à educação, isso certamente aceleraria essa mudança. No entanto, o que vem ocorrendo no Brasil, com a falta de vigilância da lei, acaba emperrando ainda mais o processo de ser ver uma mulher como igual”, diz
“O que vemos ainda é uma sociedade senhorial, com sinhô e sinhazinha. Não somos só isso, mas também somos isso, sim. De um lado, um sinhô que acha normal passar a mão em uma mulher, porque ela é dele. De outro, uma sinhazinha, que com um pouco de poder maltrata a empregada ou critica a vítima de estupro por usar roupas curtas.”
Já a historiadora Denise Bernuzzi, professora da PUC e especialista em relações entre o corpo e a cultura contemporânea, afirma que a impunidade de criminosos sexuais deteriora o processo democrático.
“O que está em jogo é o papel da mulher e, no caso, de vítima. Se ela rompe com o padrão esperado, ou seja, uma conduta recatada e uma moral sexual reprimida, muitas vezes ela não tem mais uma proteção legítima”
Segundo ela, em uma democracia, a mentalidade machista vai naturalmente sendo reduzida e dando lugar a um pensamento igualitário. Denise afirma que aqui esse processo, que já é lentíssimo, ainda engatinha, visto que vivemos em uma democracia há pouco tempo.

Fonte: http://www.bbc.co.uk

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?