Hackers derrubam site da ONU de encontro sobre futuro da web
O site da Conferência Mundial de Telecomunicações Internacional (WCIT, na sigla em inglês) ficou quase duas horas fora do ar nesta quinta-feira, segundo a BBC. O encontro vai atualizar o tratado da União Internacional de Telecomunicações (UTI) da ONU, a quem, segundo rumores, pretende-se entregar o controle da estrutura da internet, em vez de, como é hoje, deixar nas mãos de empresas majoritariamente americanas.
Segundo a ITU, hackers assumiram a autoria do ataque ao site, onde estavam disponíveis materiais que os delegados de 193 países usariam para o debate sobre o futuro da web. A União diz que os representantes ficaram “frustrados” com a interrupção, mas que um “clima de camaradem prevaleceu” e os que ainda tinham acesso às versões online dos textos “compartilharam (o conteúdo) com outros delegados para que as discussões continuassem”.
Sobre o ataque hacker ao site da conferência, o embaixador dos EUA no evento, Terry Kramer, demonstrou preocupação. “Tem havido um grande foco em transparência nesta conferência, a ITU transmite as discussões na plenária principal via webcasting, postou as propostas no site¿, destacou. “Tirar o site cria uma impressão de que não há transparência”, finalizou.
Fonte: Terra