GT “Empoderamento de Mulheres” busca consensos
A sede do Grupo dos Vinte (G20) em Brasília serve de palco para a realização da Terceira Reunião Técnica do Grupo de Trabalho de Empoderamento de Mulheres (EWWG, na sigla em inglês), iniciada nesta segunda-feira (08).
A abertura do encontro contou com a participação da ministra das Mulheres do Brasil, Cida Gonçalves. Em seguida, foi apresentado o cronograma de entregas dos produtos dos Termos de Referência acordados pelos membros do EWWG e iniciado o debate para a Declaração Ministerial (Ministerial Declaration of the G20 Empowerment of Women Working Group).
Seminário Internacional
Na terça-feira (9), a partir das 14h, será iniciado no Salão de Eventos do Brasília Palace Hotel, o Seminário Internacional “Trabalho de Cuidado e a Sustentabilidade da Vida e da Economia”. Trata-se da primeira entrega do EWWG acordada pelos países-membros das delegações.
O seminário, fechado para os países-membros, convidados e organismos internacionais, ocorrerá com três momentos de debate.
Painel 1 – Economia do Cuidado e Políticas de Cuidado: Assuntos Globais
Flávia Biroli – Professora do Departamento de Ciência Política da Universidade de Brasília. Foi presidenta da Associação Brasileira de Ciência Política (2018-2020);
Emmanuela Pozan – Especialista Sênior em Gênero, Igualdade, Diversidade e Inclusão da Organização Internacional do Trabalho (OIT);
Renata Melo – Doutora em História Cultural, Memórias e Identidades, Mestra em História e Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Tem trajetória profissional em organismos de políticas para as mulheres e de promoção da igualdade racial;
Clarisse Paradis – Professora do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo Baiano.
Painel 2 – Uso do Tempo em Foco
Jordana Cristina de Jesus Professora do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte;
Lucia Scuro Divisão de Assuntos de Gênero da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL);
Chantelle Stratford Secretária Assistente e Especialista em Gênero do Departamento do Primeiro Ministro e Gabinete da Austrália.
Painel 3 – Políticas Públicas em Foco
Ana Moreno Secretária Técnica da Aliança Global pelos Cuidados;
Diana Rodriguez Franco Assessora Especial sobre Gênero e Diversidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID);
Nadine Gasman Zylbermann Presidente do Instituto Nacional de Mulheres do México;
Rosane Silva Secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres do Brasil;
Apresentação de experiências de representantes da Alemanha, Indonésia, França, Itália, Arábia Saudita e União Africana.
Durante o debate sobre políticas públicas, a ideia é que os especialistas possam trocar experiências sobre as ações que apresentaram bons resultados em seus países como, por exemplo, a legislação de Licença Parental da Alemanha; o sistema de certificação de igualdade de gênero de empresas da Itália e a iniciativa de inclusão financeira de mulheres e jovens da União Africana.
Mesa de Autoridades
Encerrando o Seminário, na quarta-feira (10), será realizada um debate entre autoridades com a participação da Ministra das Mulheres do Brasil, Cida Gonçalves; a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva; a deputada federal e secretária da Mulher da Câmara dos Deputados do Brasil, Benedita da Silva; e Nadine Gasman Zylbermann, presidente do Instituto Nacional de Mulheres do México.
Ao todo, a reunião do GT contará com delegações dos países-membros, além de seis países convidados (Bangladesh, Chile, Espanha, Noruega, Portugal e Singapura) e oito organismos internacionais (CAF, ECLAC, OIT, BID, ONU Mulheres, UNESCO, UNRISD e OMS).
Fonte: NULL