Grupo Marsh traz corretora de resseguros para o Brasil
A Marsh, uma das maiores corretoras de seguros do mundo, foi autorizada pela Susep a abrir a Marsh Re, uma corretora específica de resseguros para atender os clientes segurados. Há cerca de 100 clientes, com R$ 500 milhões em prêmios, beneficiados pela nova estrutura. Outra empresa do grupo, a Guy Carpenter, é a corretora de resseguros responsável pelo atendimento às seguradoras. A divisão visa evitar o conflito de interesses na contratação do programa de seguros.
A Marsh Re é uma empresa da divisão Marsh Global Placement, dedicada à corretagem de resseguros, com mais de 500 profissionais em 12 escritórios espalhados pelos principais mercados do mundo, como Londres, Dublin, Zurich, Cingapura , Hong Kong, Miami e Bermudas. “Para obtermos as melhores condições de resseguro, temos de acessar vários mercados”, informa Helen Almenara, 32 anos, responsável pela Marsh Re.
Os EUA e as Bermudas concentram os melhores resseguradores para riscos de catástrofes. O que não é o caso para clientes brasileiros. Para o resseguro de responsabilidade civil e de transporte há capacidade local. “O nosso diferencial está em comprar coberturas diferenciadas e ajudar o cliente na criação de um clausulado compatível às suas necessidades”, afirma Helen.
Os clientes precisam se adaptar ao novo cenário de abertura de resseguro. “O IRB trazia vantagens e desvantagens à indústria brasileira. O mercado internacional é muito exigente e será preciso ter um histórico com informações detalhadas dos riscos de cada companhia.”
Segundo Flávio Bauer, presidente da Marsh no Brasil, a abertura do resseguro valorizará ainda mais a figura do gerente de risco. “Ele é o responsável por avaliar qual o ambiente de risco atual da empresa, bem como o que os acionistas vão encontrar em um novo investimento, em um novo mercado. Esse profissional recomendará se vale a pena transferir riscos e qual é a melhor ferramenta. O seguro é apenas uma das alternativas”, diz. Bauer acredita que haverá muito auto seguro, o que cria um ambiente favorável a consultoria por parte das corretoras.
A Marsh pretende organizar road show para seus clientes no mercado internacional. “Queremos que os resseguradores conheçam nossos clientes para que possam ter melhor percepção do risco e assim precificar de forma adequada o programa de resseguros”, acrescenta Bauer.
Fonte: Gazeta Mercantil