Governo diz o que espera do mercado de seguros depois da abertura do resseguro
Campinas, a terceira maior cidade do estado de São Paulo, foi escolhida pela Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP para sediar a próxima edição do Fórum Acadêmico, que terá como principal convidado o superintendente da Susep (Superintendência de Seguros Privados), René Garcia Junior.
Na palestra “Perspectivas do mercado de seguros, o novo ambiente esperado após a abertura do resseguro”, Garcia tratará do assunto mais preocupante e desafiador para a indústria de seguros do país: o que ocorrerá no mercado logo após a abertura do resseguro.
A Susep é o órgão do Ministério da Fazenda responsável pela regulação das atividades de seguros e previdência e René Garcia tem se destacado por buscar a modernização da atividade no Brasil, considerada fundamental para a criação de poupança de longo prazo.
Chamado de seguro do seguro, o resseguro é a distribuição parcial do risco assumido pela seguradora, ou seja, quando a operação de seguros envolve um risco que ultrapassa o limite da capacidade econômica da seguradora de indenizar o cliente, esta transfere parte deste risco para a resseguradora. Seguros de plataformas de petróleo e de grandes obras de infra-estrutura, por exemplo, exigem resseguro.
Enquanto este mercado é aberto e extremamente competitivo no restante do mundo, no Brasil a atividade é exercida apenas pelo IRB Brasil RE, mas abertura do mercado está prestes a ocorrer, o que deverá mudar as bases de diversas operações de seguros no país e atrair capital estrangeiro.
Além de René Garcia, o Fórum de Acadêmicos contará também com a participação da advogada e acadêmica Angélica Luciá Carlini, especializada em Direito do Seguro, Reparação de Danos e Direito do Consumidor. Ela irá demonstrar aos executivos do setor a necessidade de um seguro mais criativo e uma relação mais clara entre as seguradoras e seus clientes. Segundo Angélica, é preciso estabelecer uma relação de parceria para o bem, envolvendo o consumidor, o segurador e o corretor.
A ANSP – entidade que reúne as principais lideranças do setor e cujo objetivo principal é o aperfeiçoamento institucional do seguro, da previdência privada e das instituições afins – escolheu a região de Campinas para o evento pelo seu papel estratégico para a indústria seguradora de São Paulo e do país. “No seu papel de ampliar a cultura do seguro para levá-la para outras regiões fora dos dois grandes centros de negócios – Rio de Janeiro e São Paulo – a escolha de Campinas foi um caminho natural visto a importância econômica da região tanto no agronegócio, quanto pelo seu desenvolvimento industrial e, mais recentemente, também na área tecnológica”, avalia o presidente da ANSP, Mauro César Batista.
Paulo Castro, vice-presidente da entidade, completa afirmando que a realização deste evento na cidade é uma homenagem da ANSP à indústria de seguros local. “Campinas é um dos mais importantes pólos industriais do Estado de São Paulo, e uma região com uma tradição cultural muito importante”.
O Fórum Acadêmico acontecerá no dia 8 de agosto, de 8h30 a 10h30, no Hotel Sol Meliá (Rua Severo Penteado 140, Cambuí, Campinas). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através do e-mail secretaria@anspnet.org.br.
Fonte: ANSP (Assessoria de Imprensa)
Fonte: ANSP