Governo Admite Desaceleração do Crescimento
O mesmo documento (o Relatório Trimestral de Inflação do BC) destaca de maneira inédita que economias emergentes sofrem cada vez mais o impacto da crise na Europa e Estados Unidos. Prevalece uma visão de recuperação em 2013, mas a intensidade dessa recuperação tem sido revista para baixo , disse o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, ao apresentar o Relatório Trimestral de Inflação.
Para chegar a sua nova estimativa de crescimento em 2012, o BC cortou pela metade sua projeção para a expansão da indústria, que passou a ser de 1,9%. Também diminuiu a previsão para o setor de serviços para 2,8%. No caso da agricultura, a revisão foi mais drástica, já que passou de uma alta de 2,5% para uma retração de 1,5% (leia mais sobre as perspectivas para a agricultura na página 19).
Apesar de avaliar que a atividade perdeu força, o BC diz que a política de corte dos juros continuará sendo conduzida com parcimônia , pois várias medidas de estímulo econômico ainda terão efeito, neste e no próximo ano. Para vários analistas, parcimônia significa cortes de 0,50 ponto porcentual da Selic nas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). A divulgação da nova previsão derrubou os juros no mercado, devido à aposta de que a taxa básica deve cair dos atuais 8,5% para 7,5% ao ano.
Fonte: Gazeta do Povo