Globosat prepara para novembro canal em alta definição
A Globosat vai lançar em 1º de novembro um canal em alta definição para televisão por assinatura e, em paralelo, prepara-se para atender a um novo tipo de clientela: as operadoras de telefonia celular. A empresa historicamente voltada para a TV paga está desenvolvendo testes que estão sendo apresentados às teles.
O diretor geral da Globosat, Alberto Pecegueiro diz que ainda não identifica viabilidade no mercado brasileiro para o desenvolvimento de conteúdo exclusivo para o telefone celular. “Neste primeiro momento estamos olhando para programação de esportes e tentando sentir a resposta do mercado”, informou o executivo.
Já na TV por assinatura, o primeiro canal em alta definição da Globosat atenderá o conceito chamado de “superstation” no jargão do setor, uma combinação com programas e musicais do canal Multishow, séries do GNT, o canal Universal, filmes do Telecine e competições esportivas do Sport TV.
Pecegueiro diz que será uma espécie de canal de demonstração. Não se propõe a ser um negócio para a Globosat e não terá duração permanente. O executivo avalia um período de dois anos até que o mercado tenha massa crítica e chegue a um modelo econômico para viabilizar a oferta de conteúdos exclusivos em alta definição.
“É um canal para ajudar as operadoras no processo de difusão e promoção da alta definição. Mas vamos fazer um conteúdo muito atraente, uma espécie de o melhor com os nossos canais atuais. Na medida em que seja criada massa crítica iremos progressivamente desenvolvendo ofertas individuais de cada um dos canais da Globosat”, diz.
Pecegueiro lembra que a TV paga já é digital há mais de dez anos mas, agora, com alta definição a mudança é total. “Começa na origem. A imagem tem que começar a ser gerada em alta definição para ser emitida pelas operadoras em alta definição e ser recebida pelo assinante em alta definição”, explica.
A Globosat está negociando com a Net Serviços e a Sky. Esta última está se preparando para lançar o serviço no 3º trimestre de 2008. Já na Net, o novo canal chega aos clientes neste último trimestre, informou sem precisar o mês, o diretor de programação da companhia Fernando Magalhães. A empresa não informa, por exemplo, a estratégia comercial inclusive como será a cobrança e o uso do “set top box”, o decodificador que o cliente terá que utilizar para receber o canal em alta definição.
Mas, segundo Marcio Carvalho, diretor de produtos e serviços da operadora, o equipamento, além de receber os canais em alta definição, atuará também como gravador. O assinante poderá gravar no disco rígido um programa ou um filme para assistir quando quiser.
O canal Globosat em alta definição pela Net será lançado inicialmente em São Paulo, chegando no início do ano ao Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Seguirá o cronograma da TV aberta que começa a levar o sinal em alta definição em 2 de dezembro também em São Paulo.
A Telefônica, com quem a Globosat fechou um acordo no início do mês, ao menos por enquanto, está fora do novo canal. A operadora de telefonia contratou apenas GNT, Multishow, SporTV, Canais Premiére, incluindo os jogos do campeonato brasileiro de futebol.
As condições do acordo seguem os celebrados no Termo de Ajuste de Conduta, firmado a partir de determinação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Nele estão incluídos também os canais Telecine, Canal Brasil e Universal, mas ficaram fora da negociação com a Telefônica.
Fonte: Valor